quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Andy Murray rouba a cena no US Open



Quando pensamos em grandes torneios de tênis, logo nos vem à mente os quatro Grand Slams da temporada: Australia Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Ao mesmo tempo é inevitável não pensarmos em quem vai chegar lá: os nomes mais recorrentes são Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic. O escocês Andy Murray é sempre o último a ser lembrado, pelo fato de que ele nunca ganhou uma grand slam.
O fato é que no tênis, quando a fase é boa, não há quem segure determinado jogador. Com Nadal lesionado e fora do US Open e Djokovic jogando abaixo do esperado, Andy Murray apareceu como forte candidato ao troféu, ainda mais porque veio de uma vitória olímpica logo em cima de Roger Federer, que em quadra é quase sempre uma surpresa.
Pouco a pouco as chaves foram se estreitando e de repente vimos Federer cair contra Berdych. O mais natural foi pensar que a final seria entre Murray e Djokovic. E assim foi. O jogo começou tenso, os dois tenistas errando muito por causa do vento que não deu trégua. Ali, vimos que não bastaria apenas preparo físico, mas muita força mental e jogo de cintura pra lidar com a situação. Erro pra cá, erro pra lá, um tie break duríssimo e primeiro set: Andy Murray.
Com longas trocas de bolas, o jogo seguiu e o escocês parecia ditar o ritmo da partida. Murray ganhou o segundo set, mas perdeu o terceiro e o quarto para um Djokovic “comedor de fígado”, como já dizia Dácio Campos. O sérvio adotou um ritmo agressivo, com bolas fundas e levou o jogo para o quinto set.
Depois de mais de quatro horas de jogo e quando tudo parecia indefinido, Andy Murray pareceu cair em si e tirou energias não se sabe de onde, pois para cansar Djokovic é preciso um preparo físico absurdo. Novak lutou, resistiu, tentou, mas no final sobressaiu a força e a vontade de Murray de, finalmente, ganhar seu primeiro grand slam.
Ganhou o Murray, perdeu o Djokovic, mas quem ganhou de verdade foi o tênis mundial. Não é todo dia que se vê uma final de US Open com quase 5 horas de duração, com um nível técnico muito elevado do início ao fim! Murray ganhou seu primeiro Grand Slam, se tornou o 26º homem diferente a ganhar o torneio e levou um US Open pro Reino Unido depois de 76 anos! E Djokovic, que tem certa fama de fugir da raia, lutou até o fim. Parabéns aos tenistas e obrigada por protagonizarem mais um grande jogo de tênis na atualidade.



Pra finalizar, vale a pena ver essa matéria do Redação SporTV, que mostra a evolução do Murray do tênis:

http://globotv.globo.com/sportv/redacao-sportv/v/andy-murray-vence-djokovic-e-conquista-o-us-open/2133220/

Esporte: Tênis
Torneio: US Open – Final
Tenistas: Andy Murray  x Novas Djokovic
Resultado: 3 sets a 2, com parciais de 7-6 (12/10), 7-5, 2-6, 3-6 e 6-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário