quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Tem retrospectiva aqui também!

O ano foi deles! As linhas que seguem abaixo vem para relembrar os melhores (e piores) momentos de alguns atletas neste ano de 2009. Vamos lá?!

Começando pelo futebol, eu até falei um pouquinho quando mencionei o desfecho do Campeonato Brasileiro, mas cabe lembrar aqui, no último post do ano, os melhores momentos desse esporte que é paixão de muitos brasileiros.


O Flamengo levou o título do Brasileirão, o Fluminense escapou do rebaixamento, o Palmeiras perdeu até o rumo de casa, o Corinthians conquistou a Copa do Brasil depois de voltar da segundona, o Vasco voltou à elite do futebol, Adriano e Ronaldo confirmaram suas boas atuações. O Brasil vai sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Falando em Copa, o Brasil vai à África do Sul e a Argentina também. No cenário internacional, fraudes e manipulação de resultados nos campeonatos europeus, Messi e Marta foram escolhidos os melhores do mundo e Joel Santana fez sucesso (e escola!) com seu inglês.



Na natação, César Cielo estabeleceu recorde mundial e conquistou duas medalhas de ouro. Michael Phelps, absoluto com suas oito medalhas, foi pego fumando maconha. Ainda na onda das drogas, o atletismo brasileiro fez um papelão ficando fora da Copa do Mundo de atletismo na Alemanha, pois vários atletas foram pegos no exame anti-doping e na ginástica olímpica, Daiane do Santos andou tomando o que não devia e alegou ter feito um tratamento estético.

Na Fórmula 1 , Massa sofreu acidente, mas se recuperou. Flávio Briatore e Nelsinho Piquet foram desmascarados e Schumacher vai voltar às pistas em 2010. No vôlei, o Brasil veio até a minha cidade (Uberlândia!) e fez os Estados Unidos perderem até o caminho de casa.

No tênis, Roger Federer consagrou-se como o maior tenista da história. Dono de 14 títulos de Grand Slams, ainda faltava um para alcançar a glória. Roland Garros veio, então, na melhor hora possível. Na minha opinião, e da maioria que gosta e entende do esporte, faltou Rafael Nadal para complicar um pouco as coisas, mas o espanhol não andava bem das pernas, ou melhor dizendo, dos joelhos. Depois de uma temporada não muito boa, o suíço reinou em Paris e ainda conquistou Wimbledon, somando 15 (QUINZE!) títulos. Pensa que acabou? Federer superou Pete Sampras (que tinha 14) e foi eleito o esportista do ano na Europa. Como se tudo isso ainda não fosse suficiente, pela quinta (QUINTA!) vez, ele terminou o ano como primeiro do mundo e ainda se tornou pai de gêmeas.

Ainda no tênis, Djokovic e Murray duelaram a terceira posição (que ficou com Djokovic), Marat Safin pendurou as raquetes, a dupla brasileira formada por Melo e Sá foi desfeita, Serena Williams conquistou dois Grand Slams (Australian Open e Wimbledon) e voltou a ser a primeira do ranking. A mesma Serena também protagonizou o mico do ano na semifinal do US Open, disparando uma série de palavrões e ameaças contra a juíza de linha, após a marcação de uma foot fault. Ana Ivanovic abandonou o tênis em agosto desse ano e prometeu voltar ano que vem, Sharapova veio ao Brasil e Kim Clijters, que depois de ter se afastado do tênis por dois anos, voltou e conquistou o título do US Open.

Além da minha memória, o post foi feito com a ajuda da TV e da internet! Senti falta de grandes acontecimentos no Handebol, no Basquete e no Vôlei e faltou falar de muitos outros esportes, claro, mas escolhi os que eu mais gosto!

Um Feliz Ano Novo pra todos! 2010 já tá ai e começa com muitas competições! Mas isso é assunto para o ano que vem :)

Um comentário:

  1. Ei Paulinha, adorei sua retrospectiva!
    Tá mandando bem no blog, parabéns! O conteúdo tá muito bom, continua investindo nisso que vai fazer a diferença!
    É mais um passo pra chegar à SporTV! kkk :)

    Feliz 2010 pra você!

    Beijos

    PS: o Blog do Jogo Limpo tá em clima de retrospectiva também, dá uma olhada lá depois!

    ResponderExcluir